SMS aproveita Dia dos Namorados para incentivar jovens a fazerem teste de HIV

Natal – O Dia dos Namorados é comemorado na próxima sexta-feira, dia 12 de junho e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal aproveita a data para conscientizar jovens de 15 a 24 anos sobre a importância da prevenção com o uso do preservativo e a realização do teste para identificar a presença do vírus HIV. Como forma de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST, HIV, AIDS e Hepatites Virais disponibiliza teste rápido de HIV e Sífilis nos serviços de saúde da Rede Municipal de Natal. A SMS lembra que o teste é rápido, prático e seguro.

Essa disponibilidade na Rede Municipal de Saúde faz parte da estratégia para a implantação do acesso ao teste de HIV e Sífilis em Natal. Para isso desde o ano de 2013 a 2014 a SMS desenvolveu diversas capacitações para os profissionais de saúde dos cinco Distritos Sanitários de Saúde.
A técnica responsável pelo Núcleo DST/AIDS, Emilly Miranda, revela que, “estamos ofertando o teste rápido em 32 serviços de saúde da Rede Municipal de Natal e pretendemos disponibilizar para toda a rede. O diagnóstico precoce da doença contribui para a melhora do tratamento e da qualidade de vida da pessoa que vive com essa doença”.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza em todas as unidades básicas de saúde, preservativos masculinos e femininos. Para adquirir basta ir a unidade mais próxima de sua residência ou por meio de consulta clínica.

Emilly Miranda, responsável pelo Núcleo DST/AIDS, considera necessário e prudente usar sempre o preservativo. “Os jovens devem usar sempre camisinhas nas relações sexuais, pois é a forma mais eficaz de se proteger do HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, afirma.
A Secretaria dispõe ainda do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) que funciona no Centro Reprodutivo Dr. Leide Morais, no Alecrim. O serviço é referência em acompanhamento e tratamento a pessoas que vivem com HIV/AIDS.

O SAE funciona com uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h. O atendimento é referenciado das unidades de saúde ou com demanda aberta, isto é, ir direto ao serviço SAE. Para informações ligar pelo telefone: 3232 9360.

SERVIÇOS DE SAÚDE COM TESTE RÁPIDO

NORTE I

ESF POMPÉIA
ESF CIDADE PRAIA
ESF NOVA NATAL
USF VISTA VERDE
ESF ÁFRICA
ESF REDINHA
ESF NORDELÂNDIA

DISTRITO SUL
POLICLÍNICA DE NEÓPOLIS
ESF PLANALTO
ESF PONTA NEGRA

DISTRITO LESTE

UBS ALECRIM
ESF GUARITA
UBS SÃO JOÃO
UBS LAGOA SECA
ESF COMUNITÁRIA
ESF BRASÍLIA TEIMOSA
ESF ROCAS
ESF PASSO DA PÁTRIA
ESF APARECIDA
SAE – Centro de Reprodutivo Alecrim

DISTRITO OESTE

UMI FELIPE CAMARÃO
UMI QUINTAS
UBS QUINTAS
ESF BAIRRO NORDESTE
ESF BOM PASTOR
ESF CIDADE NOVA
ESF MONTE LÍBANO
ESF NAZARÉ
ESF FELIPE CAMARÃO II
ESF FELIPE CAMARÃO III
ESF KM 06
ESF NOVA CIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *