Secretaria Municipal de Saúde planeja Dia Nacional de Combate a Sífilis

Natal – A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reuniu-se esta semana para definir as ações que serão realizadas pelas Unidades de Saúde do município, em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. A data é comemorada todo terceiro sábado do mês de outubro e neste ano de 2015, será lembrada no dia 17.

A sífilis é uma doença milenar que atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. É causada por uma bactéria geralmente transmitida via contato sexual, que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. É raro, mas a doença pode ser transmitida também pelo beijo ou pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

De acordo com a gestora do programa HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Emilly Bezerra, a ideia é alertar toda a rede quanto ao combate e prevenção da sífilis, uma vez que os índices da doença no município de Natal estão preocupantes.

“Convocamos todas as equipes, especialmente da Atenção Básica, para ampliarem o acesso ao diagnóstico durante a Semana Nacional de Combate a Sífilis, realizando testes rápidos em todas as gestantes que comparecerem às Unidades de Saúde e também em seus respectivos parceiros, prevenindo assim, a transmissão vertical da doença”, explica Emilly Bezerra.

A sífilis quando não tratada ou prevenida, leva a consequências graves, como o aborto da criança, má formação ou mesmo, sequelas neurológicas passadas de mãe para filho. O objetivo da SMS é tornar esta data um marco na implementação do Teste Rápido de triagem de sífilis, de modo a vencer a doença e eliminar sua forma congênita no município de Natal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *