Lúpus, uma doença complexa e de difícil diagnóstico que atinge 200 mil brasileiros

O Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus é celebrado anualmente em 10 de maio.

Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos primeiros sintomas desta doença para que possam começar com o tratamento antecipadamente.

A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença.

O lúpus é uma doença auto imune, crónica, não contagiosa, onde o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Os sintomas são imensos pelo que se afirma que o lúpus consiste mesmo num conjunto de doenças ou numa imitação doutras doenças. Pode registar-se uma inflamação nas articulações, tendões e mesmo órgãos. As erupções cutâneas são frequentes com esta doença que pode atacar qualquer parte do corpo.

O lúpus é uma doença genética que pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais.

Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus no país.

Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.

O lúpus afeta especialmente mulheres (90%), podendo aparecer em qualquer idade (principalmente dos 15 aos 44 anos). Não se sabe ainda se esta doença é hereditária. A cortisona está na base do tratamento desta doença que pode ser mortal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *