Cientistas detectam nascimento de novo planeta em nuvem de poeira estelar

Por BBC  – Astrônomos descobriram sinais de um ‘planeta filhote’ que está se formando ao redor de uma estrela distante 176 anos-luz da Terra.

O novo planeta foi detectado a partir de telescópio localizado no Chile e, apesar de parecer distante, está próximo à Terra em termos astronômicos.

Cientistas acreditam que se trata de mais um “gigante de gelo”, semelhante a Urano ou Netuno em nosso Sistema Solar. Os resultados serão publicados na revista científica “Astrophysical Journal Letters”.

Desde que os primeiros planetas fora do Sistema Solar passaram a ser encontrados, nas duas últimas décadas, astrônomos descobriram que eles não necessariamente acompanham o mesmo modelo dos oito planetas que orbitam o Sol.

Existe uma grande diversidade na configuração dos sistemas planetários, bem como nas características dos próprios exoplanetas.

Não há consenso, contudo, sobre a forma como essa diversidade surge. Também há debate sobre a formação de “gigantes de gelo” tal qual esse novo planeta, identificado em uma nuvem de poeira ao redor da estrela TW Hydrae.

Alma/Tsukagoshi ET Lacuna do disco, registrada a partir do deserto do Atacama, indica que o planeta pode ser um "gigante de gelo" semelhante a Netuno
Alma/Tsukagoshi ET
Lacuna do disco, registrada a partir do deserto do Atacama, indica que o planeta pode ser um “gigante de gelo” semelhante a Netuno

Takashi Tsukagoshi, da Universidade de Ibaraki, no Japão, e seus colegas usaram um telescópio no norte do Chile para olhar de perto o local de formação do novo planeta. A TW Hydrae é uma das mais jovens estrelas próximas à Terra. Tem aproximadamente 10 milhões de anos.

Graças à sua proximidade e ao fato de seu eixo de rotação apontar em direção à Terra, os astrônomos foram capazes de obter uma visão frontal do sistema planetário em desenvolvimento.

A jovem estrela está cercada por um disco feito de pequenas partículas de poeira. As variações no sinal recebido pelo telescópio permitem estimar o tamanho dos grãos de pó.