Unicef lança plataforma de combate à evasão escolar

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresentou na quinta-feira, 01, a plataforma “Busca Ativa Escolar”, um serviço gratuito para que os municípios brasileiros combatam a exclusão escolar e reintegrem crianças que abandonaram o ensino

A plataforma permite que representantes de diversos setores – assistência social, educação, planejamento e saúde – se reúnam e se mobilizem para implementar políticas públicas voltadas a manter ou reinserir os alunos na escola.

A medida visa combater a exclusão escolar, que afeta 3,8 milhões de brasileiros entre 4 e 17 anos, segundo os dados do Censo Demográfico do IBGE. O relatório apontou que cerca de 1,1 milhão de crianças entre 4 e 5 anos estão fora da escola, número que chega a 1,7 milhão entre os jovens de 15 a 17 anos.

Para participar, é preciso que um gestor municipal faça a adesão de sua cidade ao serviço, que pode ser acessado por celulares ou computadores. Um coordenador fica responsável por planejar e coordenar as ações do programa, colocadas em prática por supervisores e técnicos, a partir de informações obtidas pelos agentes comunitários.

O site facilita o cadastramento das pessoas envolvidas, além de centralizar o registro das informações necessárias sobre escolas e crianças, permitindo definir metas e prazos para a realização das tarefas. A página padroniza os dados que precisam ser obtidos, além de fornecer opções de formulários, digitais ou impressos, para a coleta das informações.

Desenvolvido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o programa pode ser acessado no site do Busca Ativa Escolar, https://buscaativaescolar.org.br/.

do BOL, em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *