Agosto Dourado é o mês de conscientização do aleitamento materno

No Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses – dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China.

Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde criaram uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno com a Semana Mundial da Amamentação, de 1° a 7 de agosto. O mês é conhecido também como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Fonte: Terra

 Benefícios do leite humano

– Fortalece a imunidade, o leite humano possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido.

– Contato com a mãe, o processo da amamentação tem papel importante no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse. O contato faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade na criança.

– Diminui o risco de alergias alimentares, o esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias. Além de colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne obesidade e intolerância ao glúten.

– Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.

– Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *