Com apoio da prefeitura, PSE continua em ação nas escolas de Macau

O Programa Saúde na Escola-PSE é um dos projetos tocados pela Secretaria Municipal de Saúde de Macau, que tem chegado às escolas neste ano de 2017, levando ações com o envolvimento de uma equipe multiprofissional.

Enfermeiros, agentes de endemias, nutricionista, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas e assistentes sociais abordam temas importantes em sala da aula, a exemplo da dengue, saúde nutricional, obesidade na adolescência, violência doméstica, drogas, saúde bucal e saúde sexual, entre outros.

Orientações sobre o uso da mochila escolar também são repassadas pelos profissionais que desenvolvem ainda técnicas de alongamento para coluna em sala de aula. A orientação de saúde bucal recebe uma atenção especial do PSE, uma vez que os profissionais promovem escovação supervisionada, aplicação de flúor e distribuem kits com escovas e creme dental.

“Trabalhamos durante o ano letivo a importância com a saúde dos educandos, para evitar futuras doenças. A intenção do programa é fazer com que os alunos se tornem multiplicadores e compartilhem o aprendizado em sala de aula com a família e o ambiente social que convive”, destacou Nalvanir Lopes, coordenadora do PSE no município.

O Programa Saúde na Escola em Macau é desenvolvido nas unidades escolares da rede pública e privada e envolve equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF e agentes de endemias e de saúde com o apoio técnico da Secretaria de Educação e Cultura e a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da PMM

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *