Como se livrar da bagunça pode reduzir seu nível de estresse

Comportamento

Diminuir nosso nível geral de estresse não só nos faz sentir melhor, mas também ajuda a nossa saúde física. Sob menos estresse, é menos provável que adoeçamos. No entanto, quando se trata de cortar nosso nível de estresse, é mais fácil falar que fazer.

Para ajudar você nesse desafio, preparamos um caminho possível para solucionar um dos fatores de estresse mais fáceis de consertar – limpar a desordem em sua casa.

A desordem aumenta o hormônio do estresse

O psicólogo Joseph Ferrari, da DePaul University (Chicago), é um especialista internacional em desordem e procrastinação. Ele define a desordem como “uma superabundância de posses que coletivamente criam espaços vivos caóticos e desordenados”.

Seus estudos (e outros) mostram que pessoas que vivem em lares desordenados também vivem com um nível mais alto de estresse, com níveis mais altos de cortisol do que pessoas que vivem em espaços mais ordenados.

O cortisol é um marcador hormonal de estresse. Níveis mais altos de cortisol podem tornar você mais suscetível a uma ampla gama de distúrbios físicos e mentais, começando com uma capacidade prejudicada de pensar com clareza.

Por que a desordem aumenta o estresse?

  • A desordem torna mais difícil encontrar o que precisamos, já que temos que procurar o que queremos em meio a bagunça por completo.
  • A desordem constantemente nos faz lembrar que nosso trabalho nunca é feito.
  • A desordem gera culpa, especialmente quando visitas aparecem inesperadamente.
  • A desordem bombardeia nossas mentes com estímulo visual excessivo, que não é necessário ou importante, e tira nossa atenção do que devemos nos concentrar.
  • A desordem inibe a criatividade e a produtividade.

Como organizar a bagunça

  • Faça a organização com um amigo ou familiares

Muitas vezes somos excessivamente ligados a alguns de nossos itens pessoais, o que dificulta a eliminação deles. O Dr. Ferrari sugere: “Se você estiver indo arrumar a bagunça, não toque no item a ser eliminado. Não pegue. Peça a outra pessoa que segure o par de calças pretas e diga: ‘Você precisa disso?’ Depois de tocar no item, é menos provável que você se livre dele. ”

  • Faça em etapas

Comece com um quarto ou um cômodo e depois passe para o próximo. Você sentirá que alcançou sucesso ao terminar cada área.

  • Do que se livrar

“Se você não usa, não quer ou não precisa, livre-se dele. Você pode jogá-lo, reciclá-lo ou doá-lo (o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra), mas não o guarde”.

  • Torne o mais divertido possível

Faça a organização com o que te deixa mais energizado. Ligue sua sua música favorita, ligue um ventilador ou o ar condicionado, recompense-se no final com uma comida favorita.

  • Tente evitar mais bagunça

Ao fazer compras, pense se você realmente precisa deste item ou se ele apenas irá se somar à desordem em casa. Uma vez que algo está em sua casa, é mais difícil de se livrar dele.

Embora a limpeza da desordem não seja divertida, você se sentirá melhor quando isso for feito. Sua mente ficará mais leve e capaz de se concentrar no que é mais importante e significativo.

Fonte:  Blogprocuramed

 

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