Nutrição: Gastando ou repondo energia a melhor alimentação para curtir o Carnaval!

Curtir o carnaval pode ter vários significados, como ir para a avenida junto com a escola de samba preferida, viajar e descansar ou ficar em casa e apreciar toda a folia sentado no sofá.

Na verdade o que interessa é aproveitar esses dias e se cuidar, seja gastando energia ou as repondo e em ambos

os casos a alimentação precisa estar afinada com esses objetivos.

Veja as dicas da Nutricionista Edina Aparecida

DESJEJUM

Inicie o dia com um suco detox para eliminar as toxinas e preparar o corpo para gastar energia e emagrecer ou repô-las sem ganhar peso.

  • Prepare o suco com frutas ricas em Vitamina C para melhorar a imunidade e que contenha potássio para aumentar a resistência dos músculos evitando câimbras (exemplos: laranja ou tangerina), acrescente uma folha de couve para desintoxicação do fígado afastando também a ressaca e gengibre para aumentar o metabolismo.
  • Além do suco, leite ou iogurte desnatado para fornecer cálcio necessário a contração muscular e força aos ossos. Adicione uma fonte de carboidrato para dar toda a energia necessária ao “desgaste” ou a “recuperação”.
  • Prefira os pães ou biscoitos integrais, batata doce, tapioca ou inhame neste momento, evite pão branco, waffer ou panquecas que irão dar sensação de fadiga e indisposição.
  • Cuidado com a aveia ou cereais muito ricos em fibras que podem causar um efeito laxativo no momento do desfile. 
ALMOÇO/ JANTAR OU LANCHES
  • Pensar em “pular” uma refeição para economizar tempo ou para comer menos e emagrecer só vai causar um efeito devastador, quer seja diminuindo o metabolismo com sensação de cansaço ou causando desequilíbrio nas funções do fígado e rim.
  • Arroz integral, macarrão, batata doce ou inhame são ótimas opções e devem estar acompanhado de uma proteína para repor a massa muscular, escolha carnes brancas e magras que são de fácil digestão, ricos em aminoácidos e não fornecem calorias indesejáveis.
  • Acrescente vegetais verdes escuros ou cor de laranja.
  • Termine com as frutas que repõem potássio e sais minerais: manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi.
  • Se preferir comer na rua, escolha pão integral com peixes em conserva ou omelete e evite frituras. É importante observar se são feitos na hora e se os alimentos estão armazenados em boas condições.
  • Evite maionese e carnes desfiadas para ficar longe de uma intoxicação alimentar.

Nos intervalos de descanso

Maçã, banana prata, barrinhas de cereal, biscoito integral e principalmente frutas secas (damasco, banana passas) são ótimas opções para garantir a energia e manter o metabolismo ativo. Não esqueça o suco de açaí.

Líquidos

  • Consuma álcool com moderação, ele provoca desidratação. Intercale com agua ou sucos de frutas.
  • Beba muita água, que tal um copo por hora?
  • Os isotônicos são uma boa opção para os foliões que suam além do habitual, os sucos de frutas naturais são mais indicados para quem não sua tanto.
  • Água de coco é sempre uma excelente opção.
  • Sentir sede já é sinal de desidratação. Nessa hora, beba muito líquido.

Evite a qualquer custo

Ingerir alimentos gordurosos e frituras, esses além de prejudicar a digestão provocam sono, moleza e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa e engordar quem está descansando.

Cuidado com alimentos salgados e que contenham muito sódio (industrializados), elesretém líquidos provocando inchaço e aumento da pressão arterial.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

Email: edina.trovoes@gmail.com

 

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