Olavo de Carvalho diz que Globo deveria ser fechada imediatamente

O escritor Olavo de Carvalho, conhecido como “guru” do presidente Jair Bolsonaro, fez uma publicação no Twitter na qual argumenta que a TV Globo deveria ser fechada imediatamente e “não apenas em 2022”, referindo-se à fala recente do presidente que menciona a possibilidade de não renovar a concessão da emissora.

A declaração de Bolsonaro aconteceu após a divulgação de uma reportagem sobre o caso Marielle Franco, veiculada pelo Jornal Nacional . Em uma transmissão ao vivo feita por volta das 4 horas da manhã na Arábia Saudita, o presidente se disse ofendido pelo conteúdo que liga sua família ao assassinato da vereadora carioca.

“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ser perseguição, nem pra vocês nem para TV ou rádio nenhuma”, afirmou Bolsonaro após dizer que o jornalismo da emissora tratava-se de uma “patifaria” e “canalhice”.

Motivado pelo embate, então, Olavo de Carvalho saiu em defesa do presidente no Twitter e reforçou que Bolsonaro teria poder para fechar a emissora independentemente do prazo de concessão, uma vez que existiria uma base legal para isso “criada em 2017 pela esquerda”.

O escritor refere-se a um trecho do decreto 9.138/17, assinado pelo ex-presidente Michel Temer, que modifica alguns processo de regulação, transferência e concessão de outorga para as radiodifusoras e consideram a “cassação em caso calúnia, injúria ou difamação dos poderes da República”.

Em nota ao presidente Bolsonaro – anterior ao tweet do escritor – a TV Globo afirmou que não houve infração e que “lamenta que o presidente revele não conhecer a missão do jornalismo de qualidade e use termos injustos para insultar aqueles que não fazem outra coisa senão informar com precisão o público brasileiro”.

 Fonte: Último Segundo – iG  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *