Spacex: outro protótipo Starship explode após lançamento

Mais um protótipo da Starship explodiu em teste realizado pela SpaceX, na manhã desta terça-feira (30), no Texas. Desta vez, o veículo foi lançado em meio a uma forte neblina, impossibilitando a visão de quem acompanhava.

Uma câmera a bordo da nave, no entanto, mostrou o veículo fazendo uma subida de cerca de 10 km e desligando os motores. Ao passar pelas nuvens, a Starship pairou por alguns segundos e começou a descida de volta. Neste momento, ao voltar para a atmosfera, o veículo parece ter passado por uma espécie de “turbulência” e explodiu.

O fotógrafo Trevor Mahlmann, que estava no sul do Texas para fotografar a missão ao portal Ars Technica percebeu que a região estava carregada por um nevoeiro. Decidiu ir até o interior, onde poderia ter uma melhor visão do veículo. Segundo Mahlmann, a manobra de hoje foi diferente das demais. A nave girou mais em torno de seu eixo durante a descida, indicando que algo deu errado logo no início do retorno à Terra.

spaceXSegundo fotógrafo, a manobra realizada hoje foi diferente das demais que já acompanhou (Trevor Mahlmann/ Ars Technica)

O programa da SpaceX consiste na construção de uma nave a cada três semanas. Assim, o próximo lançamento deve ocorrer no próximo mês.

A explosão segue uma sequência de falhas em grande escala detectadas nos últimos testes realizados pela startup de Elon Musk. Como consequência, a Federal Aviation Administration passou a investigar as medidas de segurança dos lançamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *